sexta-feira, 2 de julho de 2010

Primeiras influência do Deathrock

Enquanto as canções de “death rock” mencionadas anteriormente (canções de Mark Dinning, Shangri-Las, Ray Peterson, etc) ajudaram a determinar alguns dos temas que seriam associados com o Deathrock – morte, mágoa, perda, tragédia, etc -, o instrumental do Deathrock talvez tenha sido influenciado por músicas menos “sérias”, do fim dos anos 50, como Bobby “Boris’ Pickett com “Monster Mash” e Screamin’ Jay Hawkins com “I put a spell on you” nos Estados Unidos, e Screaming Lord Sutch & The Savages com “Murder in the Gaveyard” na Grã-Bretanha. Essas canções ainda são tocadas ocasionalmente em clubes de Deathrock.
Nos anos 50, filmes-B de terror e suas trilhas sonoras mostradas em cinemas drive-in também contribuíram com a moda, o visual, e influências temáticas do Deathrock. Essa influência continuou nos anos 60, com séries de TV como Addams Family, the Munsters, the Twilight Zone, e Dark Shadows, e também com as freqüentes apresentações de filmes de terror na televisão. De acordo com Dinah Cancer, filmes de terror italianos era uma grande inspiração para o visual do 45 Grave. Filmes de terror eram freqüentemente exibidos em fantasmagóricas casas de filmes de horror, como a Vampira e Elvira, em Los Angeles, John Zacherle, na Filadélfia e Nova York, e Ghoulard, em Cleveland.
Além disso, bandas de rock como The Doors, Velvet Underground, Iggy Pop and The Stoogs, Black Sabbath, Alice Cooper, Kiss, etc, continuavam a construir o caminho para o Deathrock através da exploração de temas e instrumentais obscuros e, em alguns casos, apresentando visuais mórbidos e de terror em seus shows. Rozz Williams indica especificamente Kiss e Alice Cooper como duas de suas grandes influências.
Esses elementos reapareceriam entre 15 e 20 anos depois na geração que cresceu ouvindo e assistindo a rotina dessa sub-cultura e de bandas muito conhecidas, quando começaram a incorporar essas influências a um novo tipo de música chamado Punk. No entanto, o Deathrock não foi o único a ser influenciado por esse agrupamento de elementos obscuros; tanto o Horror Punk quanto Psychobilly, dois outros subgêneros do Punk, foram bastante influenciados por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário