sexta-feira, 2 de julho de 2010

O surgimento do Deathrock nos Estados Unidos

O Deathrock surgiu na América no fim dos anos 70, enquanto filmes de terror influenciavam a pré-existente cena punk/hard core.
Talvez, a mais ativa e documentada cena de Deathrock era em Los Angeles, e concentrada ao redor de bandas como 45 Grave (1979), Christian Death(1979), Kommunity FK (1981), Gun Club (1981), Voodoo Church(1982), Burning Image(1983), etc. Entretanto, outras cidades dos Estados Unidos também possuíam bandas que mais tarde seriam classificadas como Deathrock como Theatre of Ice (1978) e Naked and Dead (1985).
A maioria das bandas de Deathrock foram pelo menos parcialmente influenciadas por artistas do Glam, como David Bowie, Alice Cooper, T. Rex, The New York Dolls, assim como por progenitores do Punk, como MC5, the Stooges, Richard Hell & The Voidoids, etc. Eles não teriam ainda sido influenciados pelas bandas de Gothic Rock da primeira geração, como Bauhaus, Siouxsie and The Bashees, Joy Division, etc.
Essas primeiras bandas de Deathrock tomaram a base do Punk e ocasionalmente a do Hard Core, a adicionaram um grande amontoado de visuais obscuros e engraçados e temas emprestados da cultura pop. Mais tarde, esse tipo de Punk misturado com Horror e com trilhas sonoras de filmes de terror seria identificado como Deathrock. No entanto, essas bandas não foram identificadas imediatamente como parte de um novo subgênero do Punk; eram simplesmente consideradas como um punk/hard core mais dark ou até mesmo horror punk. Essas bandas tocavam nos mesmos lugares que bandas punk, hard core e new wave tocavam; não eram consideradas um cenário musical à parte.
Em 1981, observando o Veil, um clube em Los Angeles inclinado para uma clientela gótica, indica que as “artes do subúrbio” podem ter também influenciado indiretamente a cena Deathrock por sustentar clubes que tocavam Gothic Rock e Deathrock. Ao contrário de muitos sub-gêneros do Punk, muitas canções deathrock possuem um ritmo muito dançante. A letra da canção de 1987 da banda Dead Milkmen, “Instant Club Hit (You’ll dance to anything)” mostra que estudantes de arte eram os mais entusiasmados sustentadores das cenas góticas e deathrock durante os anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário