sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Fusão com o Gothic Rock

No inicio de 1983, a Cena Batcave na Inglaterra adquiriu o rótulo de “Positive Punk”, porém em menos de um ano foi modificado para “Goth” e “Gothic”. In 1983, The Gun Club começou um tour pela Europa como fez o Chistian Death o que significou que a Batcave européia e Death Rock americano agora eram capazes de influenciar diretamente uma a outra. Dois anos depois, em 1985, a banda de deathrock Kommunity FK iniciou um tour com a banda batcave Alien Sex Fiend o que continuou essa tendência. Dessa forma com o tempo, Death Rock e Batcave começaram a se fundir um com o outro, desenvolvendo-se o Gothic Rock. Conseqüentemente, o termo “Gothic Rock” substituiu o Deathrock, o que Rozz Williams atribuiu a influência da banda The Sisters of Mercy.
Os medos da década de oitenta também marcaram a segunda geração do Gothic Rock que foi quando a influência do Post-Punk começou a diminuir e ser substituída, com a aproximação de um rock mais sério e orientado. O tempo do Gothic Rock gradualmente diminuiu em ritmo e se tornou mais mecânico com a grande disseminação do uso de baterias eletrônicas no lugar de bateristas ao vivo. Além disso, a influência crescente de vocais destoados iria então substituir os mais estilosos vocais Punks e Post-Punks. Essa mudança no som foi ampla devido à influência da banda The Sisters of Mercy.
Durante a terceira geração do Gothic Rock em meados da década de 90, a música começaria a incorporar vários elementos mais rudes, os sons inspirados em fábricas da música Industrial e os sons mais eletrônicos e repetitivos do EBM e Electro-industrial, enquanto perdendo um pouco da introspecção remanescente e do romantismo inerente nas primeira e segunda gerações do Gothic Rock. Alguns Goth Clubs balanceavam o Deathrock em suas setlists e no lugar focalizaram-se na música eletrônica alternativa (EBM, Futurepop, Darkwave, Power noise, etc.) para atrair uma multidão crossover. Essas mudanças alienaram e desviaram muitos da cena Gótica que preferiram os sons energéticos e punkers do Deathrock e do Batcave. O descontentamento crescente com o novo rumo do Gothic Rock e a cena Club levou muitos a procurarem para si as raízes do Deathrock/Batcave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário